Acordar às 5 da manhã pode ser o segredo para o sucesso e produtividade

early-wake-up

Você já parou para pensar o quão poderoso pode ser o intervalo das 5 às 8 da manhã?

O que você está fazendo nesse período? Provavelmente dormindo. Poucas pessoas possuem o hábito de acordar às 5:00 da manhã por livre e espontânea vontade, mas saiba que é exatamente nesse horário que as pessoas mais bem sucedidas do mundo levantam. Pessoas como Tim Cook (CEO da Apple), Richard Branson (da Virgin), Robert Iger (da Disney) e Howard Schultz (do Starbucks).

Sabemos que não é convidativo, e muito menos fácil, acordar tão cedo. Mas os benefícios são muitos, e se colocarmos na balança e analisarmos o resultado,  é unanime: acortar às 5 da manhã pode ser a melhor prática a se adotar.

Quando você acorda cedo a sensação de estar atrasado é mínima. O dia começa mais desacelerado. Você pode aproveitar as primeiras horas da manhã para fazer atividades físicas, iniciar ou terminar algum projeto pessoal antes ir para o trabalho, e até quem sabe finalizar alguma atividade da faculdade ou pós.

Quando todo mundo estiver levantado para o trabalho você já estará preparado(a) para as próximas atividades, o que te dará uma vantagem grande.

Pare para pensar na sua rotina matinal. Você acordar sempre atrasado(a)? Não tem tempo para fazer o desjejum com calma ou para praticar exercícios físicos? Essa é a realidade da maioria de nós! É muito comum não sermos produtivos logo de manhã por causa do horário que levantamos. Acordar às 5 da manhã pode ser uma boa chance para você colocar algumas prioridades em ação.

Se você conseguir dedicar as primeiras horas do dia para seu crescimento pessoal, sua produtividade dará um salto enorme! Desligue o celular, não entre em redes sociais e não ligue a TV. Reserve esse tempo para fazer coisas que te dão prazer.

Um estudo publicado na NCBI – National Center for Biotechnology Information – mostrou que pessoas com hábitos noturnos são três vezes mais propensas a ter depressão comparadas àquelas com hábitos diurnos. De acordo com a pesquisa quem dorme e acorda tarde tende a ter mais pensamentos negativos e preocupações. Segundo esse estudo isso gera uma baixa na auto confiança e a pessoa vai dormir sem a sensação de dever comprido, sem o sentimento de satisfação, o que abala a sensação de felicidade.

Os estudos mostraram que quem acorda cedo consegue potencializar seu desempenho ao longo dia, o que gera mais satisfação na hora de dormir, mais motivação para fazer o mesmo no dia seguinte e mais felicidade de modo geral.

Richard Branson, o fundador do grupo Virgin e um dos maiores empresários do mundo disse: “Nós não acordamos às 5am porque temos muito trabalho para fazer, ou porque queremos falar para as pessoas quão ‘hard-working’ nós somos (…) é sobre fazer tudo dando o seu máximo para o seu negócio ser bem sucedido; e se isso significa que você tem que acordar num horário incomum para a maioria, então é provável que você comece a gostar do nascer do sol”.

 Acordar cedo é a ter vontade de viver e aproveitar ao máximo do seu dia.  

Acordar às 5 da manhã não é exagero ou tipo de radicalismo, é apenas uma nova maneira de encarar sua rotina. Significa aproveitar melhor as horas do seu dia para crescer no trabalho, nos estudos, nos projetos pessoais, e principalmente, crescer internamente.

Por isso, é uma boa ideia pelo menos tentar acordar mais cedo todos os dias.

Sabemos que as rotinas e as realidades são diferentes. Nem sempre é possível acordar tão cedo, seja por causa do trabalho ou estudos, que vão até tarde da noite o que torna tudo ainda mais estressante. Não faz sentido nenhum ir dormir à 01:00 e esperar acordar mais cedo.

Portanto avalie a sua vida e rotina antes de encarar o desafio! E se a ideia despertou seu interesse baixe o App Five Club, ele pode te ajudar a colocar essa meta em prática.

 

Fontes: Tudo pela Arte e Zamparoni