Descubra como potencializar seus estudos em 8 passos simples

relogio

Já parou para pensar que os estudos funcionam de uma maneira bem estratégica? Não importa se você faz faculdade, uma pós ou mestrado. Se frequenta as aulas dentro de uma sala presencial, ou se estuda na sua casa pelo EAD. Todos nós estamos com a mesma meta, aproveitar ao máximo o curso para aprender coisas novas e aperfeiçoar-nos em uma área. Portanto, existem algumas estratégias bem simples e eficazes que podem te ajudar a potencializar, e tornar, os seus estudos mais produtivos.

1 – Estude por conta própria

Você não deve restringir seus estudos apenas aos horários que você passa na sala de aula, ou ambiente virtual. Dedique um tempo para fazer pesquisas, ler livros e assistir palestras. Mesmo que o professor não peça, vá por conta própria!

2 – Tenha um local de estudos

Escolha um local calmo, silencioso e iluminado. O ambiente influencia muito na hora de estudar. Ler um texto acadêmico deitado na cama ou escrever a monografia em um local barulhento, não são boas opções. Concorda? Quando tiver que dedicar-se algumas horas aos estudos, sente em uma cadeira confortável, com uma mesa organizada em um local arejado. Outra boa dica é ter tudo que você precisa por perto, água em uma garrafa, o material necessário para fazer suas tarefas, computador, etc. Assim você evita distrações desnecessárias.

3 – Faça pausas

Seu rendimento melhorará potencialmente ao fazer pausas entre os estudos. Escolha um tempo em que você consiga relaxar a mente, depois retome o conteúdo que estava estudando. Tire seu foco dos estudos, levante-se, faça um alongamento e respire profundamente. Essa prática irá evitar que você fique cansado demais para absorver informações importantes.

4 – Faça um cronograma de estudos 

Quanto mais organizado você for, maiores serão as chances de melhorar seu desempenho e obter notas melhores. Estipule em qual horário você irá estudar cada uma das disciplinas, faça uma divisão e coloque em prática.

5 – Desconecte-se das redes sociais

O Facebook, o Twitter, Instagram, WhatsApp, etc. São ótimas ferramentas para manter o contato com os amigos e familiares, acompanhar novidades e informações. Entretanto, é importante que você fique longe das redes sociais durante os estudos. Cada notificação que aparecer no seu computador ou celular, podem tirar seu foco e fazer com que você perca tempo. Faça um favor a si mesmo, desconecte-se das redes sociais no período dos estudos. Não é fácil, sabemos, mas vale o esforço 😉

6 – Cuide da sua saúde 

Cuidar da saúde é muito importante para potencializar seus estudos. É como dizem, corpo são, mente sã. Pratique esportes regularmente, as atividades físicas são essenciais para o bem-estar. E você sabia que uma boa alimentação pode te ajudar a melhorar o aprendizado? Nós já falamos sobre isso aqui no blog, clique aqui para conferir essas dicas.

7 – Tenha uma boa noite de sono

Ter uma noite de sono tranquilo é o desejo de muitas pessoas no Brasil. Cerca de 20 milhões de pessoas sofrem de insônia, e no mundo, em torno de 42% tem algum problema para dormir. E isso afeta não somente seus estudos, como também a vida pessoal e profissional. Mas como melhorar a qualidade do seu sono? Aprenda clicando aqui.

8 – Saiba relaxar

Isso mesmo! Estudar é muito importante, mas tirar um tempo para relaxar e divertir-se também. Afinal, aprendemos muitas coisas nos momentos de lazer. Que tal assistir um filme? Viajar, ler e ouvir músicas? Nós temos algumas dicas bem interessantes.