Música: Playlists no Spotify que prometem aumentar a sua concentração durante os estudos

unasp_play

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet sobre métodos de estudos provavelmente encontrará uma porção de técnicas que prometem concentração e aproveitamento maior na hora de estudar. Alguns dizem que o ambiente de estudos deve estar em total silêncio, outros ressaltam os benefícios de ouvir música durante os estudos. Na verdade, cada pessoa tem um perfil e prática na hora estudar. Há aquelas que possuem uma memória visual e outras que possuem um acesso auditivo. Para os estudantes auditivos a música funciona com um catalisador para a concentração. A música ajuda a pensar melhor e afastar as distrações externas.

O Spotify, um serviço de música digital, convidou a Dra. Emma Gray, especialista em Psicologia Educacional no British Cognitive Behaviour Therapy e Serviço de Aconselhamento em Londres, para investigar o efeito que a música tem no processo de aprendizagem. O estudo revelou que é importante escolhermos a música adequada para a área de estudo em que estamos focando, a música pode ser o ingrediente certo para estimular a aprendizagem de uma área específica podendo inclusive aumentar a concentração. Para matérias lógicas, como matemática, a música deve acalmar a mente e ajudar na concentração, enquanto que para matérias criativas, a música deve refletir a emoção que um determinado aluno está a tentar exprimir. O ideal é que as músicas não tenham letras, do contrário a concentração pode ser afetada.

Pensando nos estudantes que preferem estudar com uma boa música o Spotify criou diversas playlists com a proposta de alimentar seu cérebro durante os estudos. Selecionamos algumas delas para vocês. É só escolher, apertar o play e bons estudos!

1- Perfect Concentration

2- Peaceful Piano

3- Deep Focus

4- Clássico para o Trabalho

5- Music for Concentration

6- Intense Studying

7- Brain Food

8- Focus Now