Descubra como superar os desafios de ensinar no ambiente virtual

shutterstock_421971649

No ambiente virtual é trabalho do professor ensinar seu aluno a pensar, a comunicar-se, a interagir, a buscar o conhecimento, a ter raciocínio coerente, a ser organizado, a ser responsável e a ter a capacidade de articular a teoria aprendida com a prática exercida. Mas na prática, como o professor consegue motivar nas atividades online?

A sistematização das experiências é uma maneira de ampliar os resultados satisfatórios. É importante que os professores acompanhem os alunos com perguntas sobre a satisfação deles em relação ao curso, também é importante ouvir críticas e sugestões e reporta-las aos gestores. De acordo com Snyders (2005) é necessária a cultura da satisfação, e gestores podem obter as respostas dos alunos em relação ao contentamento ou não. O feedback no ambiente virtual é muito importante!

Cabe aos professores, gestores e alunos reinventarem o pensar e o agir dentro das aulas e fóruns online. No sentido estratégico é preciso compreender os conflitos e ações que ocorrem dentro do ambiente online, para que as informações fornecidas através dessas experiências possam resultar em mudanças positivas e diferenciais no curso.

Não se consegue verificar, com facilidade, a fluidez do saber, entretanto, é possível conhecer os resultados.

É pela prática cotidiana no ambiente digital de aprendizagem que o professor estabelece as negociações do projeto de formação, envolve-se em tarefas educativas e acolhe os alunos e gestores no processo. Tudo se concentra na relação dos conteúdos com os objetivos e situações de aprendizagem, no domínio dos conteúdos para compor atividades em situações abertas ou tarefas com grau maior de estratégia, na exploração dos interesses dos alunos para que consigam se apropriar dos dados e das informações e na organização da aprendizagem para orientar o trabalho e conseguir os resultados estabelecidos

unasp

A autoavaliação docente deve ser presente no processo, assim como o incentivo da avaliação mútua e da metacognição que, nesse contexto, é entendida como o modo de saber como ocorre o próprio conhecimento. Tais esforços avaliativos têm como mote o conscientizar e o analisar o que de fato é aprendido e ensinado. Repensar sobre o processo de modo individual e coletivo é essencial para que o aprendizado seja mensurado.


Gostou do assunto abordado nesse post? Então conheça nossos curso de pós-graduação na área de educação, EAD e tutoria online. Para ver é só clicar aqui.