Descubra a importância do ENADE para a sua carreira

shutterstock_157660145

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos pilares na avaliação do sistema nacional de ensino superior e tem como objetivo examinar com exatidão o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O ENADE é como um termômetro que avalia a instituição, o curso e o aluno. E através da prova o Ministério da educação do Brasil realiza uma amostragem do ensino no país.

Porém, o ENADE não é só avaliação importante para a instituição, mas também para o aluno e seu futuro profissional. Por exemplo, quando a instituição de ensino recebe uma boa nota os alunos que estudam nela são beneficiados. O contrário também ocorre, quando a instituição é classificada negativamente no exame os alunos formados por ela podem sofrer as consequências dessa avaliação negativa. Quando estudamos em uma determinada Instituição de Ensino em nosso currículo fica associado a qualidade do curso e da faculdade. A classificação do ENADE é uma eterna marca em nosso histórico.

Esse ano haverá o ENADE, e o Unasp e seus alunos serão avaliados pelo sistema de educação. Está na suas mãos, aluno, o poder de classificar a nossa instituição. Por isso, é importante lembrar a importância desse exame. De modo geral ninguém gosta de fazer provas, e muito menos fazer uma auto avaliação, porém a melhor maneira de encarar o ENADE é pensar na importância dele para o seu futuro profissional. Em outras palavras, avalie a instituição e a si mesmo com seriedade e responsabilidade. Busque dar o melhor de si. Suas respostas e avaliações serão muito importantes para seu crescimento profissional e o desenvolvimento da nossa instituição.

O Enade avaliará estudantes concluintes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de:

– Agronomia;

– Biomedicina;

– Educação Física;

– Enfermagem;

– Farmácia;

– Fisioterapia;

– Fonoaudiologia;

– Medicina;

– Medicina Veterinária;

– Nutrição;

– Odontologia;

– Serviço Social;

E que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de:

– Agronegócio;

– Estética e Cosmética;

– Gestão Ambiental;

– Gestão Hospitalar;

– Radiologia.

As provas serão aplicadas em 20 denovembro, às 13h (horário de Brasília). Serão dez questões de conhecimentos gerais (duas discursivas e oito de múltipla escolha). Já as provas específicas terão 30 questões (três discursivas e 27 de múltipla escolha).

ATENÇÃO, o Enade 2016 é obrigatório para concluintes de bacharelado com expectativa de conclusão até julho de 2017 de cursos nas áreas avaliadas ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.

Também serão avaliados, nessa edição do Exame, estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de retificações (31/08/2016).

Desejamos a todos vocês uma boa avaliação!