UNASP distribui mais de 200 mil livros Viva com Esperança

5X2A2565

Professores, funcionários e alunos dos quatro campi do UNASP se uniram no último sábado, 30 de Maio, para a distribuição de 220 mil livros Viva com Esperança na grande capital e também na região de Campinas. Neste mesmo dia todo o continente sul americano esteve envolvido, levando para aproximadamente 21 milhões de pessoas uma mensagem de esperança. A ação aconteceu no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador.

Além da distribuição dos livros de porta em porta, de pessoa em pessoa, foram elaboradas feiras de saúde, assim a população também teve a oportunidade de realizar consultas e receber orientações para uma vida saudável. Tudo oferecido gratuitamente pela Igreja Adventista.

UNASP campus São Paulo

4891-500x330-02062015194736

Todo o complexo de favelas do Paraisópolis e uma parte do Morumbi, na zona sul da cidade de São Paulo foi impactada no sábado 30 de Maio com cerca de mil pessoas do UNASP-SP, que levaram uma mensagem de saúde e esperança através da distribuição de 100 mil livros Viva com Esperança.

Em continuidade a esta ação, no domingo, 31 de maio, cerca de 70 alunos e professores do UNASP-SP foram até o Parque do Carmo, em Itaquera, zona leste da Cidade de São Paulo, participar de uma feira de Saúde.

A coordenação do evento foi da área de Saúde da sede da Igreja Adventista para a região Leste da cidade de São Paulo. No formato de circuito de saúde onde são apresentados oito remédios naturais para a população, foram atendidas 152 pessoas e feitos 2736 atendimentos.

Segundo a responsável pela área de Extensão Universitária do UNASP-SP, Eunice Bertoso, o propósito da Feira foi atender a população que frequenta o espaço do Parque do Carmo e promover saúde a eles. “Além desses benefícios, nossos alunos e professores aprimoraram seus talentos e colocaram para em prática seus conhecimentos obtidos em sala de aula. Com isso já treinaram para as feiras que irão realizar nas diversas missões voluntárias que serão realizadas pelo UNASP-SP em várias regiões do Brasil e do mundo em julho deste ano”, afirmou ela.

UNASP campus Engenheiro Coelho e UNASP Campus Virtual

11356302_875481039190646_1172884026_n

O UNASP campus Engenheiro Coelho e o UNASP Campus Virtual distribuíram 100 mil livros Viva com Esperança em Campinas, no sábado 30 de Maio. O projeto contou com mais de 2.600 pessoas e 55 ônibus foram disponibilizados pela igreja da instituição. A cidade de Campinas foi mapeada e os voluntários divididos em duplas para facilitar a distribuição dos livros.

“A intenção é intensificar o evangelismo na cidade de Campinas e construir novas igrejas no município. Visto que o distrito de Barão Geraldo, por exemplo, é bem grande com pouca presença adventista”, explica o Pastor auxiliar da Igreja do UNASP, Tiago Rodrigues.

Os livros foram distribuídos em diversos pontos de grande circulação como shopping, terminal rodoviário e nos semáforos. Uma feira de saúde foi realizada em um dos bairros da cidade, ensinando a comunidade como ter uma saúde integral e preventiva, por meio dos oito remédios naturais – Alimentação saudável, ingestão regular de água, respiração de ar puro, exposição a luz solar, prática de exercício, repouso, temperança e confiança em Deus.

“As pessoas foram convidadas a se cadastrar em um circuito com os oito remédios naturais e então descobririam como estava a relação delas com cada um dos remédios, e aprender um pouco sobre cada um deles”, explica Rodrigues.

O universitário Ronaldo Pascoal conta que a experiência foi “marcante”, e que foi bem recebido pelas famílias. “A gente nota que as pessoas necessitam de atenção, nós mostramos que elas não estão sem esperança”, enfatiza o estudante do UNASP.

“Distribuir livros é uma maneira bem recebida pelas pessoas e mais ainda este ano cujo tema é saúde. O propósito é fazer que o máximo de pessoas tenha um contato com essa mensagem de saúde, mas uma saúde integral”, finaliza Rodrigues.

UNASP campus Hortolândia

5X2A2638

O ponto de partida foi o próprio UNASP campus Hortolândia. Alunos, funcionários da instituição e comunidade ao redor do campus estiveram envolvidos no programa, que teve duração de, aproximadamente, cinco horas. Foram entregues mais de 20 mil livros pelas mãos de 2.630 participantes.

As crianças também tiveram participação no projeto através de uma ação feita pelo clube de Desbravadores, departamento da IASD que oferece educação social, cultural e religiosa para adolescentes entre 10 e 15 anos. Vestidos com seus uniformes eles movimentaram as ruas com uma fanfarra. Enquanto uns tocavam, outros distribuíam os livros nas casas. Todo esse fluxo no trânsito, nos diversos pontos de atuação, contou com a ajuda integral da Polícia Militar, que foi solidária ao projeto.

Ao fim, um total de 631 pessoas aceitaram estudar a bíblia. Exemplo disso foi Cícero de Sales, visitado pela enfermeira aposentada Raquel Vieira. Ele disse que busca a Deus há anos e, prontamente, aceitou o estudo bíblico oferecido. Para o diretor geral do campus, Alacy Barbosa, a iniciativa faz parte do processo de formação dos alunos da instituição. “A escola não existe só para ensinar os números e as letras. Ela também tem o propósito de preparar os jovens para a liderança na pregação do evangelho, porque daqui a pouco não serei eu mais a estar aqui. Como diretor de um centro universitário, o trabalho só faz sentido quando estes jovens estão aprendendo a fazer na prática, como aconteceu hoje”, observa Barbosa.

por Rosemeire Braga/Leonardo Lacerda/Suzaeny Lima