Desperdício zero! Faça pratos deliciosos com casca de banana.

shutterstock_331719362

No Brasil, anualmente, são desperdiçados 41 mil toneladas de alimentos, segundo Viviane Romeiro, coordenadora de Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil, uma instituição de pesquisa internacional. Esse dado coloca o Brasil entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo! De acordo com o IBGE mais de 7 milhões de brasileiros passaram fome em 2013. Segundo o documento, no ano passado a insegurança alimentar grave atingia 3,2% (2,1 milhões) dos domicílios, com 7,2 milhões de habitantes, 3,6% do total.

Muitas pessoas acreditam que precisamos de grandes ações para mudar o quadro de desperdício no mundo, mas na verdade algumas atitudes bem simples já podem impactar de uma maneira positiva. Com práticas simples você pode economizar no orçamento familiar, aproveitar mais os recursos naturais e preservar o planeta. Um exemplo disso é usar os alimentos até o final. Como? Reutilizando aquelas sobras que irão parar no lixo como alimento. Cascas, talos e restos podem virar pratos saborosos, nutritivos e ainda evitar o desperdício.

A banana, por exemplo, é uma fruta completa, cheia de vitaminas e nutrientes, inclusive a sua casca, que concentra uma boa quantidade de fibras. Dificilmente as pessoas consomem a casca dos alimentos, desprezando-a e jogando no lixo, mas a casca de banana pode servir de base para diversas receitas. Que ver só?

Torta com casca de banana

Ingredientes:

– 12 colheres de sopa de farinha de trigo;

– 10 colheres de sopa de açúcar demerara;

– 1 colher de sopa de fermento em pó;

– 6 cascas de banana picada;

– 4 ovos batidos.

Modo de preparo:

Misture a farinha, açúcar e fermento em uma tigela, então incorpore a margarina. Separe metade dessa massa e disponha em um refratário, em seguida a casca de banana cortada e por cima o restante da massa. Bata os ovos e adicione por cima da torta. Leve para assar em forno previamente aquecido em temperatura média por 20 minutos. Sirva.


Brigadeiro de casca de banana

Ingredientes:

– 1 lito de água;

– 10 cascas de banana;

– 3 xícaras de farinha de trigo;

– 2 xícaras de chocolate em pó;

– 1 xícara de leite em pó sem açúcar;

– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;

– 5 cravos;

– 2 xícaras de leite desnatado.

Modo de preparo:

Em uma panela adicione as cascas de banana lavadas e bem picadas, a água, açúcar e o cravo para dar sabor. Deixe cozinhar até reduzir a água pela metade e a casca estar macia. Em um liquidificador leve para bater as cascas e acrescente chocolate em pó, leite em pó, farinha e o leite e bata tudo até incorporar. Despeje essa mistura em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até começar a soltar do fundo. Pode ser consumido puro ou como recheio de bolos.


Doce de casca de banana

– 6 cascas de banana nanica

– 2 xícaras de açúcar

– 1 xícara de água

– 1 colher (sopa) de suco de limão

– 4 cravos

– 2 pedaços de canela em pau

Modo de preparo:

 Numa panela média, junte as cascas de banana e cubra com água. Leve ao fogo médio e deixe ferver por cinco minutos ou até ficarem macias. Escorra e corte em pedaços. Bata no liquidificador até obter um purê. Ponha novamente na panela e junte os demais ingredientes. Leve ao fogo médio, com a panela semitampada, mexendo às vezes, por 35 minutos ou até a mistura se soltar do fundo. Retire do fogo e deixe esfriar.


“Bife” de casca de banana

Ingredientes:

– 1/2 xícara de farinha de trigo integral;

– 2 cascas de banana-nanica;

– 4 colheres de sopa de amido de milho;

– 1/4 xícara de água;

– 1 xícara de farinha de rosca;

– 1 dente de alho amassado;

– sal a gosto;

– óleo para fritar;

– pitada de páprica.

Modo de preparo

Lave a casca da banana com cuidado com uma escovinha de alimentos, então descasque e corte as pontas. Tempere com alho e sal nas cascas e deixe descansar por meia hora. Depois prepare uma solução com água, amido de milho e páprica e mergulhe a casca nessa mistura, deixe escorrer e já passe na farinha de trigo, então novamente na solução de amido e logo em seguida na farinha de rosca. Repita o processo até terminar as cascas. Leve para fritar em óleo quente. Sirva.


Gostou da sugestões? Faça em casa, experimente e compartilhe a informação com outras pessoas. Vamos mudar galera! Já passou da hora de repensarmos nosso consumo.

 Fontes: Agência Brasil / IstoÉ