ÁGUA – ecoUNASP

Quanto você gasta no banho? Quanto alimento sobre no seu prato? Você apaga a luz de um ambiente quando necessário? Separa o lixo? Cuida com carinho do seu animal de estimação? O ECOUNASP ajuda a lembrar todos os dias a importância de melhorar o relacionamento com o meio ambiente.

O UNASP quer estimular você a mudar de postura, eliminar o desperdício e minimizar o impacto no planeta. Afinal de contas, os recursos naturais à nossa disposição são limitados e deles dependemos para viver.

O objetivo é conscientizar o maior número de pessoas o possível quanto aos benefícios de se manter uma boa relação com o meio ambiente por meio de pequenas ações praticadas no dia a dia. E hoje o ECOUNASP dará dicas para economizar água.

Dicas

No banho: O banho sempre deverá ser rápido. Oito minutos são o suficiente, basta saber administrar corretamente o tempo. Fazer intervalos desligando o chuveiro para ensaboar o corpo e a cabeça, podem até reduzir esse tempo. Essa simples atitude pode evitar o desperdício de até 90 litros de água.

ecounasp agua 1

Ao escovar os dentes: Mantenha a torneira fechada durante a escovação e utilize um pequeno copo d`água para enxaguar a boca.

ecounasp agua 2

Na cozinha: Ao lavar a louça, retire o excesso de sujeira dos pratos e panelas, passe a esponja e detergente em toda a louça acumulada e só então abra a torneira para enxaguar. A média de gastos ao lavar a louça com a torneira aberta em um período de 15 minutos, ultrapassa os 100 litros d´água. Se a louça for lavada da maneira aconselhada, o gasto cai para 20 litros.

Ao lavar a calçada e o carro: Criar o costume de utilizar apenas a vassoura ou reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para a limpar a calçada. Para lavar o carro, um balde pode ser utilizado na hora de enxagua-lo.

Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e evite jogar lixo e restos de comida no vaso sanitário. Em muitos casos de racionamento, um balde pode ser colocado dentro da pia do próprio banheiro e a cada lavada de mãos o recipiente irá enchendo. Quando estiver totalmente cheio, pode ser usado para substituir a água da descarga.

ecounasp agua 3

Dica extra

Aproveitar a chuva: Este é um investimento um pouco caro mas que vale a pena. Armazenar a água da chuva é muito fácil, basta ter os equipamentos adequados. Por exemplo: comprar uma bombona (cisterna) com capacidade para 200 litros e criar um sistema que conecte-a com a calha. É uma maneira eficiente de captação e armazenamento. Essa água pode ser utilizada para suprir diversas necessidades, como lavar a calçada, lavar o carro e até na hora de dar a descarga.

Mas não se esqueça de manter o seu sistema de armazenamento fora do alcance da luz solar e deixá-lo muito bem fechado, para evitar a evaporação da água e a proliferação do mosquito da dengue.

ecounasp agua 4

Você sabia?    

De acordo com a apuração feita pelo site Exame.com, no ano de 2013 o governo federal investiu 18,4 bilhões de reais no tratamento de água e esgoto. Ainda segundo o site, se as perdas de água tratada fossem reduzidas pela metade, o país lucraria mais de 35 bilhões de reais, o que seria o dobro do valor destinado para o setor.

As principais causas dessa perda foram vazamentos e instalações irregulares no sistema, o famoso “gato”, resultando em exatos 36,95% de água tratada perdida. Nas lista de estados mais prejudicados com a perda d`água, Acre, Sergipe e Roraima aparecem entre 55 à 60%, aproximadamente, liderados pelo Amapá, que registrou mais de 76% de perda.

Mesmo com os problemas estruturais do Brasil nesse setor, a população deve aderir as iniciativas de economia de água e o ECOUNASP apoia essa causa.