Conselho Superior Universitário do Unasp Afirma Voto Sobre a Criação

UTAHSt. George, Utah – EUA.

No mês de agosto de 2014 a Igreja Adventista do Sétimo Dia promoveu uma conferência internacional sobre Bíblia e Ciência (International Conference on the Bible and Science: Affirming Creation). Com base na conclusão deste evento, o Unasp através de seu órgão máximo normativo e deliberativo, o CONSU, recentemente tomou a iniciativa de não só apoiar o documento final mas criar uma versão adaptada.

A conferência realizada na cidade de St. George, em Utah, nos Estados Unidos, reuniu pesquisadores e cientistas adventistas do mundo inteiro, que debateram temas sobre a criação dentro do universo científico contemporâneo. A declaração oficial assumida pelo Conselho Superior Universitário do Unasp, é um conjunto de intenções que a Instituição pretende executar, de maneira que continue defendendo a visão bíblica da criação.

“Nós temos perfeitas condições de fazer isso sem comprometer qualquer princípio ou qualquer postulado de caráter científico”. Euler P. Bahia

O documento final recebeu o título “Afirmando a Criação”. Nesse documento os cientistas reunidos junto à administração da Igreja, “elaboraram uma carta mostrando que a posição da igreja e de seus cientistas permanece inalterada. Ou seja, a bíblia provê um relato confiável e aquilo que hoje se chama ciência, o evolucionismo por exemplo, é uma especulação filosófica, não tendo uma base para comprovar se realmente aconteceu”, relata Euler P. Bahia, Reitor do Unasp.

Afirmando a Criação

(2014-17)             RESOLVE aprovar versão adaptada à realidade institucional do documento Affirming Creation, da International Conference on de Bible and Science e definir que as Pró-Reitorias desenvolvam em sua respectiva área de atuação, meios para que a mesma seja difundida e implementada.

O propósito da conferência não foi apenas em reunir cientistas e pesquisadores à explorarem a criação através do estudo da bíblia, mas os preparar e inspirar a compartilhar a criação.

TEDjosefkissingeran“Tudo isso envolve o destino eterno de cada um de nós”. Ted Wilson

“Isso (Criacionismo) é tão intrínseco às crenças dos adventistas do sétimo dia que é vital para todos os membros da igreja reafirmarem as suas convicções de que Deus realmente é o Criador, construindo este planeta em seis dias. Essa é certamente uma decisão pessoal que tem que ser feita, e com toda a bondade e amor peço a cada membro da igreja que tome essa decisão, pois isso envolve o destino eterno de cada um de nós”, afirma Ted Wilson, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

“Posicionando nossas Instituições como gigantes da ciência, não causará conflito com a fé. Testando hipóteses, debatendo achados científicos, explorando e examinando as maravilhas da ciência não fará da fé algo invalido. Portanto, a Palavra de Deus, a Bíblia, são insubstituíveis como guia e âncora para todas as nossas conclusões”, relata Michael L. Ryan, vice-presidente mundial da IASD.

Acesse ao PDF do documento final (inglês)

 Fontes: Adventist Review / Faith & Science Council