Aprenda a organizar uma rotina de estudos para o vestibular

unasp_dicasdestudos

Passar no vestibular ou ENEM pode parecer uma tarefa muito difícil para algumas pessoas, mas não é preciso entrar em pânico. Se você estudar da maneira correta e manter uma rotina de estudos você conseguirá tirar ótimos resultados pelo seu esforço e dedicação. Mas como se sair bem nos estudos? Bem, primeiro você precisa criar uma rotina de estudos. Estabelecer horários e metas para se dedicar às matérias e mandar bem na prova!

Hoje nós vamos dar algumas dicas para você aprender a organizar sua rotina de estudos, vamos lá?

1- Organize um espaço de estudos.

O primeiro passo é organizar um local para os estudos. Uma mesa, ou escrivaninha, bem organizada, cadeira confortável, local bem iluminado e silencioso. Isso facilita muito na hora de estudar, você vai prestar mais atenção e por consequência aprender com mais facilidade.

2- Na hora de estudar se isole do mundo.

O ato de estudar é solitário O estudante precisa de um lugar calmo para estudar, sem interferências externas. Muitas vezes ficar em casa pode atrapalhar, por isso é recomendável que o estudante fique na escola, no cursinho ou em alguma biblioteca pública, para garantir a concentração. Ah, e não esqueça de desligar o celular e parar de olhar as redes sociais o tempo todo. Hora de estudos é hora de estudos, e nada além disso.

3- Estabeleça horários de estudos.

Analise sua rotina e estabeleça horários para se dedicar às matérias. Por exemplo, no período da manhã você vai se dedicar às matérias de humanas e pela tarde para as matérias de exatas. Faça seus horários e siga à risca.

4- Tenha um calendário de estudos.

Assim como é importante estabelecer um horário de estudos, também é bom é ter um calendário de estudos. Reparta as matérias em metas de estabelecidas por dias do mês.

5- Leia e escreva muito.

Tente escrever uma redação por semana e leia textos opinativos, jornais, revistas de atualidades, etc. É importante estar por dentro do que acontece no mundo e praticar a escrita ser quiser ir bem na hora da redação.

6- Pratique exercícios físicos e descanse. 

Não adianta nada estudar e acabar se esquecendo da sua saúde. Por isso fique de olho! Tire o nariz dos livros e vai dar uma caminhada, dessa maneira você descarrega suas energias e tensões. E dormir também é muito importante, uma boa noite de sono descansa seu cérebro e te deixa novinho em folha para a próxima maratona de estudos.