Veja os temas que podem cair na redação do ENEM 2016.

exam

O ENEM é o exame mais importante para quem deseja ingressar no ensino superior. A nota da prova é utilizada em diversos processos seletivos das principais faculdades e universidades do país, como também nos programas governamentais de financiamento e programas de cursos técnicos gratuitos. O ENEM é uma porta para grandes oportunidades, por isso é muito importante dedicar-se aos estudos e praticar bastante.

A redação do ENEM possuí um grande peso na prova. Se você quiser mandar bem não tem outra saída, é preciso praticar. E muito!

A redação deve ser um texto dissertativo e argumentativo. Os temas são sempre baseados em acontecimentos cotidianos recentes que ganharam relevância. A intenção é mostrar como o candidato acompanhou os assuntos políticos e sociais, ambientais e culturais tanto do Brasil quanto do mundo. Através do tema o estudante deve demonstrar seu conhecimento sobre o tema escolhido, abordando causas, consequências, fazendo citações relevantes através de uma introdução, desenvolvimento do tema e terminando com uma conclusão. É importante lembrar das normas gramaticais e textuais. Lembrando que o novo acordo ortográfico já está em vigor!

Na prova de redação do ENEM 2015 o tema foi A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. 

Qual será a desse ano?

O site A Hora do ENEM disponibilizou alguns temas que são fortes candidatos a entrarem na redação, devido a repercussão política e social.

DESIGUALDADE ÉTNICA E DE GÊNERO 

O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO E MÍDIA 

Tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo em 2015. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade.

LIMITES ENTRE ESTÉTICA E SAÚDE 

Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.

ESCÂNDALO E CORRUPÇÃO NA FIFA 

Recentemente foi divulgada a prisão de diversas pessoas ligadas a FIFA e a esquemas de corrupção, na copa que foi realizada no Brasil e nas duas próximas. É bom ficar atento(a) a isso!

CONSUMO DE ÁLCOOL E DROGA POR ADOLESCENTES 

Por lei, o consumo de álcool é proibido por adolescentes. Entretanto, é crescente o uso não só de bebidas alcoólicas mas também de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os jovens, como cigarro, maconha, cocaína, LSD etc. As razões e consequências desse ato podem servir como base para a discussão do tema.

LIMITES ENTRE HUMOR E BULLYING 

Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentili etc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no excelente documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube.

O Site do ENEM.biz também publicou algumas sugestões de temas para a redação 2016.

• ENDEMIAS 

• AGROPECUÁRIA E IMPACTOS AMBIENTAIS

• DIREITO DAS CRIANÇAS

• QUESTÕES ÉTNICAS RACIAIS

• MUDANÇAS CLIMÁTICAS

• GERAÇÃO DE ENERGIA

• GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

• AVANÇOS CIENTÍFICOS

• MOVIMENTOS SOCIAIS

• OLIMPÍADAS NO BRASIL

• REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

• LIBERDADE DE EXPRESSÃO

• MAUS TRATOS DE ANIMAIS

• IGUALDADE DE GÊNERO 

 

Qual é a sua sugestão de tema para esse ano?

 

Fontes: Hora do ENEM e ENEM.biz